domingo, 16 de janeiro de 2011

Steve McCurry

 O nome até pode não ser muito familiar para a maioria das pessoas, mas a foto da menina Afegã tornou-se famosa em todo o mundo. Steve McCurry, nascido em 1950 na Pennsylvania, graduou-se em artes cénicas em 1974 e o interesse pela fotografia surgiu ao produzir imagens para o jornal The Daily Collegian.
Steve McCurry
Steve começou a sua carreira de fotojornalista cobrindo a invasão soviética ao Afeganistão. McCurry utilizou vestimentas típicas para se disfarçar e esconder seu equipamento. As suas imagens estavam entre as primeiras do conflito e por isso foram largamente publicadas. Sua cobertura acabou ganhando a Medalha de Ouro Robert Capa de melhor reportagem fotográfica no exterior.

Menina Afegã - 1985
Menina Afegã - 2002
McCurry continuou a fotografar conflitos internacionais no Afeganistão noutros países como Camboja, Filipinas, Líbano, além da guerra Irão-Iraque e na guerra do Golfo. Steve publicou as suas fotos em revistas do mundo todo e contribui frequentemente para a revista National Geographic.


Apesar de mais de 25 anos fotografando terríveis momentos de sofrimento e guerra, Steve não se sentiu totalmente preparado para o maior acontecimento de sua vida, a tragédia ocorrida em 11 de Setembro. Steve foi um dos primeiros a registar o terrível momento e, mesmo sabendo que seu melhor amigo tinha sido morto na tragédia, teve que deixar a tristeza de lado e deixar o profissionalismo falar mais alto... a dor? Deixaria para depois, algo que seria inevitável...





Sem comentários:

Enviar um comentário